Concessionária propõe mudanças na implementação de linha 2 do metrô de BH; entenda

  • 03/06/2024
(Foto: Reprodução)
Empresa quer executar 'via singela' entre as duas últimas estações, Ferrugem e Barreiro, ou seja, uma única linha onde os trens transitam nos dois sentidos. Metrô de BH Divulgação/MetrôBH A Metrô BH, concessionária responsável pelo serviço, solicitou ao governo de Minas Gerais alterações no projeto de construção da linha 2. Em vez da implementação de linha dupla, a empresa propôs a execução de uma "via singela" entre as duas últimas estações, Ferrugem e Barreiro, ou seja, uma única linha férrea onde os trens transitam nos dois sentidos. "Da ligação da Linha 1 com a Linha 2, na Estação Nova Suíça, até a Estação Ferrugem, o desenvolvimento da Linha 2 se dará em via dupla [...]. Já a partir da Estação Ferrugem em direção à Estação Barreiro, está sendo considerada e proposta sua implantação em via singela, onde se compartilha a mesma via para deslocamento das composições nos dois sentidos", diz um trecho de documento enviado pela concessionária ao estado, ao qual o g1 teve acesso. Atualmente, o metrô de Belo Horizonte tem apenas uma linha, com 19 estações e cerca de 28 km de extensão. O contrato de concessão prevê a construção da linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro, pela proposta atual. Segundo o documento, a proposta de alteração foi apresentada porque a MRS, empresa de logística dona do pátio de manobras onde será construída a Estação Barreiro, cederia apenas uma linha para a implantação do metrô. "No caso de implantação de mais uma via, caberia ao Metrô BH avançar em desapropriações maiores do que o previsto no contrato de concessão", diz outro trecho. A distância prevista entre as estações Barreiro e Ferrugem é de aproximadamente 1,7 km, e o tempo de circulação estimado entre elas é de aproximadamente 2,5 minutos. O estudo com a proposta da concessionária foi encaminhada para o governo de Minas, e o último parecer da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), do dia 17 de maio, foi favorável às mudanças. Caso o novo projeto seja aprovado, a obra de construção da linha 2 vai ficar mais barata. O contrato de concessão do metrô previa que a empresa recebesse R$ 3,2 bilhões de recursos públicos para as intervenções, sendo R$ 2,8 bilhões do governo federal e R$ 440 milhões do estado. O que dizem empresa e estado Em nota, a Metrô BH afirmou que "a via singela se configura como a solução mais adequada, já que fornece harmonia com a atual operação da MRS, que possui um pátio de manobra em funcionamento no local". A Seinfra declarou que avalia a proposta e também "solicitou uma avaliação independente do projeto". "É preciso frisar que os estudos irão considerar que não poderá haver qualquer impacto na prestação do serviço, devendo-se respeitar os níveis previstos em contrato. Também vale informar que, caso a proposta seja viabilizada, a concessionária não lucrará com a solução, e o Estado será desonerado em valor a ser definido". Vídeos mais vistos no g1 Minas:

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/06/03/concessionaria-propoe-mudancas-na-implementacao-de-linha-2-do-metro-de-bh-entenda.ghtml


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